quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Renasci.


Edição: Bárbara Speck


E quando você percebe, está no fundo do poço, bebendo a água que cai da chuva, se alimentando das migalhas que te jogam. Tudo isso porque desde que passou a se entender como gente, decidiu que nada deveria ser maior que o amor pelos outros, que a sinceridade, que a própria honra do ser humano e que assim, quando alguém lhe batesse na cara, devería oferecer a outra face. Uma, duas, três, centenas de vezes. E passa a engolir um sapinho ali, uma rãzinha acolá, quando vê está engolindo cobras, crocodilos e lagartos. E até o amor próprio, por inteiro. Vai esquecendo o que é lutar, tudo porque acha que independente de qualquer coisa, o bem deve sempre prevalecer, nem que para isso tenha que passar por cima de si mesmo e pensa: “Ah! A minha consciência está limpa, a minha alma dorme em paz!”. Sim, isso é verdade, uma bela verdade. Mas também uma dolorosa e árdua verdade. São poucos os que se dedicam pelo próximo, que não deixam o poder subir a cabeça e que não pisam, cospem, estraçalham aqueles que um dia foram seus amigos de verdade. São raros os que não se deixam abraçar pela cobiça, pelo capitalismo exacerbado, pela fome do querer material e que não se esquecem do amor, da amizade, da solidariedade, da ética.

E quando você menos percebe já não se encontra mais, não se reconhece mais, não se aceita mais, no meio dessa luta incansável contra a falta de amor. E se da conta que não resta mais nada, ou quase nada, apenas a certeza de que se não fizer algo por si mesmo, ninguém vai fazer. E vai acabar continuando ali, no fundo daquele poço. Isso porque você é contra a maioria que rema sempre apenas ao seu próprio favor, se esquecendo de olhar para os lados para enxergar que a felicidade está bem além do poder e da ganância e que é mais simples e atingível do que se possa imaginar. É só arrancar o cabresto da ignorância dos olhos.

Mesmo com o mundo conspirando contra, você vai aprendendo a passar por cima da mágoa, da sujeira, do veneno, do mal. E se esforça, sai da rotina, se permiti novas possibilidades, novas descobertas. É difícil, porque o ego está machucado, ferido, dilacerado, e a rotina por mais dolorosa que seja é mais certa do que a incerteza do tentar. Mas passa a se olhar no espelho com mais amor, mais cuidado, mais atenção. E repete, repete a si mesmo que ninguém tem o direito de machucar você, ninguém tem o direito de passar por cima de você e vai à luta. De cara limpa, apenas coberta de vontades, e se permite arriscar, inovar, se amar. Mas sem nunca deixar a honra de lado, a sutileza, o olho-no-olho. Não é desculpa dizer que se tornou uma pessoa amarga porque os outros te fizeram assim. Tem-se que olhar para os lados e continuar a lutar pelos seus objetivos, mas sem passar por cima de ninguém. Principalmente de si mesmo.

Hoje, depois de muito me perder, decidi mudar. Coloquei Two Kinds Of Happiness pra tocar, bem alto. Cantei, gritei, chorei, sorri, senti o mundo todo em fração de segundos. Esvaeci. Libertei-me. Renasci. Até quando eu não sei, mas sei que essa vontade pela vida, que grita aqui dentro do meu peito, está me mostrando pelo que eu realmente devo lutar.


Franciélle Bitencourt.

6 comentários:

  1. Um dos melhores textos seus, em minha opinião!

    Eu sei quem você é, eu sei de seu potencial, se seu valor real... e te digo sem titubear: você é a pessoa mais incrível que eu ja conheci.

    Conte comigo, amo você.

    ResponderExcluir
  2. A vida é feita de aceitação, tudo não acontece do jeito que a gente quer, bem? mal? ... conceitos, como tudo nesta vida.
    Equilíbrio é a chave para a sua realização e de todos.
    Tudo tem uma razão? ou a razão é tudo?
    Palavras Fran... palavras são só palavras, enxerguei em você talento outrora, continuo enxergando.
    Existem vários dons, você tem o da expressão, não adormeça isso em você, torne-o uma ferramenta, para o seu dia a dia.
    Aprenda com tudo e com todos, esqueça do seu ego, lembre do seu ser.

    ResponderExcluir
  3. Renasceste!!!
    Cresceram novas asas... VOA! VOA! VOA!... irás além do infinito...
    Dentro do teu peito habitam ainda todos os sonhos, todos os desejos, todas as paixões!

    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu precisava ler isso.
    Bem quando eu leio o que vc diz, é como se você fosse EU, é como se fosse eu escrevendo. Impressionante.
    Principalmente pelo fato de que me magoaram tanto e é tanta falta de amor que minha inspiração quase morreu. Não escrevo mais como escrevia.
    Por isso, obrigada, por me lembrar que não estou sozinha, e como você e eu existem outros em outros lugares. Obrigada por me lembrar quem sou.


    Bjo

    ResponderExcluir
  5. É o melhor texto que já li por aqui, sem dúvida alguma.
    Era algo assim que eu precisava ler, Fran. É que, quando estamos feridos, é difícil seguir em frente, alterar a rotina e encarar novos desafios, justamente pelo fato de ter medo. A vontade de mudar é gigantesca, mas nem sempre ela depende unica e exclusivamente de nós. Quase sempre, o meio em que vivemos deve conspirar ao nosso favor e, se não conspira, então torna-se praticamente impossível.
    São obstáculos que todos nós atravessamos, mas creio que só os fortes realmente conseguem atravessar. Você provou que é forte, Fran! Eu ainda busco encontrar toda essa força.

    Beijos, querida! Tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  6. Eu não conseguiria ter descrito melhor essa sensação de que nós escolhemos o caminho mais difícil, escolhemos amar acima de qualquer coisa por mais que isso nos machuque. Tudo isso condiz muito com o que eu estou sentindo hoje, com a solidão que é estar lutando pelo amor, me agarrando a um fio frágil que pode arrebentar a qualquer instante, se já não arrebentou... está doendo tanto que nem dá pra descrever e eu continuo amando.

    ResponderExcluir